domingo, 1 de setembro de 2013

A mediação cultural é um conhecimento indispensável para a função arquivística de difusão, onde a curadoria se configura não apenas como um espaço de museu - porque os fundos também constituem a cultura material de uma civilização - e, portanto, a curadoria digital é caracterizada como uma forma de patrimônio projetado na web. Neste sentido, as atividades presenciais devem ser consideradas também de uma forma virtual. Esses tópicos devem ser considerados:
a) arquivista como curador digital e mediador cultural; b) Seleção do patrimônio cultural, a mensagem transmitida e seu público-alvo; c) Aplicação da curadoria digital para solução de problemas; d) Pontos interdisciplinares entre Tecnologia e Arquivologia; e) Ambiência digital, design e tecnologias interativas; f) Políticas culturais em instituições arquivísticas;

30 comentários:

  1. Questão-cerne:

    Quais os alcances/limitações do Sistema Nacional de Arquivos Públicos no Brasil considerando o atual contexto?

    Debate sobre o seguinte conteúdo:

    Os Sistemas de Arquivo. Sistema Nacional de Arquivos. Possibilidades de criação de Sistemas Supranacionais (ex.:Sistema de Arquivos de Cultura Contemporânea dos Países Lusófonos) ou um sistema de arquivos no âmbito do Mercosul, União Europeia e UNESCO/ONU.

    Referências extras indicadas:

    Arquivos sob ameaça: os perigos de uma política antiarquivística, link:
    http://www.scielo.br/pdf/rbh/v38n78/1806

    Criação e Desenvolvimento de Arquivos, link:
    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Cartilha_criacao_arquivos_municipais.pdf

    O SINAR, link:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4073.htm

    O sistema de arquivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), link:
    http://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/357-mensagem-do-diretor-geral-os-arquivos-na-era-digital.html

    Estrutura do Sistema de Arquivo do Estado, link:
    http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/institucional/estrutura

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Thatyelly Pompermayer de Paula

    O art. 26 da Lei nº 8.159/91, não só criou o Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ como institui também o Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, cuja competência, organização e funcionamento estão regulamentados pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002. De acordo com esse dispositivo legal, o SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação, e ao acesso aos documentos de arquivo.
    Compete aos integrantes do SINAR:
    Promover a gestão, preservação e o acesso ás informações e aos documentos na sua esfera de competência;
    Disseminar em sua área de atuação as diretrizes e normas estabelecidas, zelando pelo seu cumprimento, implementar a racionalização das atividades arquivisticas, garantindo assim a integridade do ciclo documental;
    Garantir a guarda e o acesso aos documentos de valor permanente;
    Apresentar sugestões ao CONARQ para aprimoramento do SINAR;
    Promover integração e modernização dos arquivos em sua esfera de atuação;
    Colaborar na elaboração de cadastro nacional de arquivos públicos e privados no desenvolvimento de atividades referente ao arquivo
    Proporcionar aperfeiçoamento e reciclagem aos técnicos da área de arquivo, garantindo constante atualização.
    Os esforços realizados no sentido de estimular a adoção de políticas que assegurassem a preservação do patrimônio documental brasileiro, a implementação do Sistema foi bastante prejudicada uma vez a sua área de abrangência ficou restrita aos arquivos intermediários e permanentes, tendo em vista os limites impostos na criação, pelo Governo Federal, em 1975, do Sistema de Serviços Gerais - SISG, ao qual se vinculariam os arquivos correntes da Administração Pública Federal.
    A postura equivocada de limitar a atuação do SINAR confrontava-se com o princípio da organicidade dos documentos de arquivo, que preconiza a complementaridade entre as três idades que compõem o ciclo vital dos documentos. Embora formalmente criado, o Sistema nunca chegou a ser implantado uma vez que trazia em seu bojo dispositivos conflitantes e que não atendiam às necessidades e à realidade de nossos arquivos.

    ResponderExcluir
  3. Maristela Alvarenga Correa

    O Decreto nº 82.308 de 25 de Setembro de 1978 instituiu o Sistema Nacional de Arquivos - SINAR que tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.Os integrantes do SINAR seguem as diretrizes e normas emanadas do CONARQ, sem prejuízo de sua subordinação e vinculação administrativa.
    A postura equivocada de limitar a atuação do SINAR confronta-se radicalmente com o princípio da organicidade dos documentos de arquivo, que preconiza a complementaridade entre as três idades que compõem o ciclo vital dos documentos.

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Joyce Rosa da Costa

    De acordo com o Art. 10 O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.
    Considerando que ao Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão central do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, vinculado ao Arquivo Nacional, órgão integrante da Casa Civil da Presidência da República, criado pelo artigo 26 da Lei Federal de Arquivos nº 8.159, 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

    ResponderExcluir
  5. Aluno: Rafaela Azevedo Rocha

    O artigo 26 da Lei nº 8.159/91 institui o sistema Nacional de Arquivos (SINAR) cuja competência, organização e funcionamento estão regulamentados pelo Decreto nº 4.073 de 2002. Integram o SINAR, que tem como órgão central o CONARQ, os arquivos do poder Legislativo Federal, Executivo Federal e Judiciária federal, o Arquivo Nacional, os arquivos Estaduais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e também os os arquivos do Distrito Federal e os municipais.
    Desta forma, compete aos integrantes do SINAR garantir a guarda e o acesso aos documento de valor permanente; apresentar sugestões ao CONARQ para o aprimoramento do SINAR.
    Promover a integração e a modernização dos arquivos em sua esfera de atuação. Propor ao CONARQ os arquivos privados que possam ser considerados de interesse publico e social. Proporcionar aperfeiçoamento e reciclagem aos técnicos da área de arquivo, garantindo constante atualização, entre outros.

    ResponderExcluir
  6. Aluno(a):Tainara Oliveira Nascimento

    Políticas públicas arquivísticas constituem uma das dimensões das políticas públicas informacionais.No caso brasileiro, a política nacional de arquivos sugere diversas questões à pesquisa em Ciência da Informação.O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ foi incumbido de definir uma política nacional de arquivos e atuar como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.
    Enfim o Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, cuja competência, organização e funcionamento estão regulamentados pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002.
    De acordo com esse dispositivo legal, o SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação, e ao acesso aos documentos de arquivo.Integram o SINAR, que tem como órgão central o CONARQ que por sua vez foi criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159/91 e regulamentado pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002 e tem como competências:
    • estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos.
    • promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados
    • zelar pelo cumprimento dos dispositivos constitucionais e legais que norteiam o funcionamento e o acesso aos arquivos públicos;
    • identificar os arquivos privados de interesse público e social, nos termos do art. 12 da Lei nº 8.159, de 1991;
    Entre outras competências, e por fim todo o funcionamento do CONARQ é regulamentado pelo seu regimento interno aprovado pela Portaria nº 2.588, de 24 de novembro de 2011.

    ResponderExcluir
  7. Em 25 de setembro de 1978, o Decreto nº 82.308, instituiu o Sistema Nacional de Arquivos - SINAR. E o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002 regulamentou a competência, organização e funcionamento do SINAR. E o órgão central do SINAR é o CONARQ. De acordo com esse dispositivo legal, o SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação, e ao acesso aos documentos de arquivo. Mas a implementação do Sistema foi bastante prejudicada uma vez a sua área de abrangência ficou restrita aos arquivos intermediários e permanentes. A postura equivocada de limitar a atuação do SINAR confrontava-se radicalmente com o princípio da organicidade dos documentos de arquivo, que preconiza a complementaridade entre as três idades que compõem o ciclo vital dos documentos. Embora formalmente criado, o Sistema nunca chegou a ser implantado uma vez que trazia em seu bojo dispositivos conflitantes e que não atendiam às necessidades e à realidade de nossos arquivos. Mesmo assim, esse decreto teve o mérito de despertar a atenção de vários governos estaduais para a importância dos arquivos na administração pública, motivando-os a criarem seus sistemas estaduais de arquivos.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente o SINAR exercer seu papel de implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo, de acordo com o decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002. No nosso contexto atual, o SINAR deverá também se preocupar com as mudanças causadas pela "era digital", muitos projetos com o intuito de por fim ao suporte documental em papel estão sendo elaborados sem se preocuparem com a participação do SINAR quanto a isso.

    ResponderExcluir
  9. Data: 14/03/2019

    Prof. Taiguara Villela Aldabalde
    Disciplina(s) MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS - Turma: 01 - 1º Semestre /2019

    Aluna: Maria Ivonete R. Pego

    Questão cerne: O setor dos arquivos se encontra também no campo do patrimônio cultural. Justifique a assertiva. 
     
    Proposta: Registrar uma reflexão sobre os valores culturais dos arquivos segundo Ulpiano Meneses.
     
    Referência indicada: Aula Magna do Professor Emérito Dr. Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses sobre Patrimônio Cultural link:
    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/4%20-%20MENESES.pdf


    Sim. Ao longo dos anos, os arquivos tiveram um papel de destaque e de fundamental importância para a sociedade em geral, pois representou inovações no sentido de preservar os valores culturais da nação em seus diversos aspectos. Sua função consiste nas informações registradas em suportes, independentemente de sua forma(material) ou tipo, importando na verdade, o modo de contar a história das ações praticadas pela sociedade, através dos hábitos e costumes.

    Tomando emprestado o exemplo dado por Ulpiano Meneses, “O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas (pag. 25/39), a figura da Catedral, no aspecto físico, representa o ponto de visitação de turistas e pode ser entendido como local onde são guardadas as informações acerca das ideias de seus criadores, seja em relação à arquitetura, o espaço geográfico, a mensagem que as imagens das obras de artes sacras representam, basicamente, assim consideradas como ponto atrativo dos turistas.

    De outro lado, sob o ponto de vista da comunidade interna, a figura da Catedral, mostra o seu valor por sua simples existência e diz respeito ao lugar onde as pessoas entram habitualmente, praticam exercício da crença, invocações ao divino em busca da paz interior. Com isso, observa-se a separação entre a materialidade e imaterialidade, como pilares dos valores culturais, formais, afetivos, pragmáticos e éticos que permeiam a sociedade.

    Fatores estes, determinantes do reconhecimento do arquivo, também no campo cultural, como processo de comunicação da sociedade, sobretudo por sua capacidade de ultrapassar as barreiras dos interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  10. Aula 22 - GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS ARQUIVÍSTICOS

    Questão-cerne:
    O que significa em termos de resultados empíricos a adoção de técnicas de Data Science, particularmente,
    text mining nos fundos de Arquivo?

    Em uma era de dados digitais abundantes, os arquivistas estão cada vez mais sobrecarregados para gerenciar arquivos sem tais técnicas. Além disso, essas técnicas oferecem muitas vantagens que as abordagens arquivísticas, por exemplo, o potencial de data sciences, como visualização de informação, para transformar processos de preservação arquivística, ou a oportunidade de aplicar análise visual para transformar representações arquivísticas e encontrar auxílios de hierarquias bidimensionais em representações gráficas multidimensionais completas interatividade que suporta a integração da análise humana e da máquina. Para desenvolver ainda mais a agenda do CAS, será necessário o desenvolvimento de escolas interdisciplinares com o corpo docente de Ciência da Computação, Arquivística e Data Science.

    Archival Records and Training in the Age of Big Data, link:
    http://dcicblog.umd.edu/wp-content/uploads/sites/13/2016/05/submission_final_draft.pdf

    ResponderExcluir
  11. Aula 21 - MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS
    Questão Cerne:
    Quais os tipos de práticas de mediação cultural com e em arquivos?

    Tipos de práticas de mediação cultural em arquivos: As visitas escolares, exposições, visitas,
    efemérides, recitais, produções de audiovisual, debates, mostras de arte e concertos.

    Tipos de práticas de mediação cultural com arquivos: Práticas de valorização e
    exploração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0,15.
      Obs.: pode ocorrer valorização e exploração dos arquivos juntamente com prática de mediação, ex.: na prática de mediação exposição dos manuscritos de cartas de Van Gogh ocorreu valorização dos manuscritos e posteriormente, se fez uso (exploração) destes manuscritos para o filme "Com Amor, Van Gogh", link https://www.youtube.com/watch?v=3tslxWf9t5w

      Excluir
  12. Maria Ivonete Rodrigues
    Aula 22 – Disciplina: Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos.
    Questão Cerne:
    Quais os resultados possíveis almejados na adoção de técnicas de Data Science, particularmente, text mining em fundos de Arquivos?
    A adoção de técnicas de Data Science, está relacionada ao processo de transformação, através de ferramentas digitais, para fazer otimizar os serviços de busca e facilitar ao arquivista soluções rápidas e eficientes na gestão do arquivo.
    A utilização, particularmente, text mining em fundos de Arquivos, define a importância da ciência arquivística computacional (CAS) e os recursos para processamento, análise, armazenamento, longo prazo de registros / arquivos em larga escala, preservação, e acesso, com o objetivo de melhorar a eficiência, produtividade e precisão em apoio a decisões de avaliação, arranjo e descrição, preservação e acesso, fazendo uso dos metadados, concomitantemente com a linguagem natural.
    Pesquisas mostram que, o uso do aprendizado da ciência tecnológica, aliado ao trabalho do arquivista e através de elaboração de plano estratégico, permite resultados de um alto grau de precisão, segurança, confiabilidade e interatividade entre a atividade humana e a máquina.

    Referência: Archival Records and Training in the Age of Big Data, link: http://dcicblog.umd.edu/wp-content/uploads/sites/13/2016/05/submission_final_draft.pdf. Acesso em 30maio2019.






    Maria Ivonete Rodrigues
    Aula 21 – Disciplina: Mediação Cultural em Arquivos.
    Questão Cerne: Quais os tipos de práticas de mediação cultural com e em arquivos?
    Os tipos de práticas verificadas em Mediação Cultural em Arquivos são aquelas que dizem respeito à demanda das atividades culturais, realizadas com a presença de público, leitores e internautas, citando, por exemplo: projeto que leve uma banda de música ao museu, como forma de inserção no contexto educacional ou institucional.

    Referência:
    https://prohelvetia.ch/app/uploads/2017/09/tfcm_0_complete_publication.pdf. Acesso em 02jun2019.

    ResponderExcluir
  13. Aluna:Tainara Oliveira Nascimento

    Aula 21 – Disciplina: Mediação Cultural em Arquivos.
    Questão Cerne: Quais os tipos de práticas de mediação cultural com e em arquivos?


    Tipos de práticas de mediação cultural em arquivos:Produções Audiovisuais, efemérides,atividades didáticas através de visitas escolares na própria instituição de arquivo e exposições.

    Tipos de práticas de mediação cultural com arquivos:Projetos culturais para promover o encontro entre o acervo e os interessados e práticas de valorização.

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Vanderson José da C. A. Silva
    Aula 21
    Questão Cerne: Quais os tipos de práticas de mediação cultural com e em arquivos?

    Produções Audiovisuais,atividades didáticas através de visitas escolares na própria instituição de arquivo, peças teatrais, seminarios e exposições.

    Práticas de mediação cultural com arquivos pode ser projetos culturais para promover o encontro entre o acervo e a comunidade com práticas de valorização do meio social.

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Graziele L. Carmo
    Gestão de instituições arquivísticas
    Quais os resultados possíveis almejados na adoção de técnicas de Data Science, particularmente, text mining em fundos de Arquivo?
    A ciência arquivística computacional (CAS) auxilia na aplicação de métodos computacionais e recursos para processamento, análise, armazenamento, longo prazo de registros, arquivos em larga escala, com o objetivo de melhorar a eficiência, produtividade e precisão em apoio a decisões de avaliação, arranjo e descrição, preservação e acesso. Ela auxilia o arquivista a gerenciar o arquivo e auxilia também os trabalhos de busca.
    Archival Records and Training in the Age of Big Data, link: http://dcicblog.umd.edu/wp-content/uploads/sites/13/2016/05/submission_final_draft.pdf

    Mediação Cultural
    Quais os tipos de práticas de mediação cultural com e em arquivos?
    São tipos de prática de mediação cultural em arquivos as efemérides, seminários, publicações, itinerários, produção de audiovisuais, jogos recreativos, dentre outros. Práticas de mediação cultural com arquivos: práticas de exploração que tem como exemplo as visitas escolares, aulas e exposições.

    ResponderExcluir