quinta-feira, 25 de abril de 2013

Oficina de Iluminuras

122 comentários:

  1. Resposta da questão 1: os documentos sendo Illuminuras arquivísticas são: Documento 1 (pág 10): "Manuscript of the VIIIc. Compendium of ancient Canons and decretals" – é certamente uma illuminura em arquivo pois além das características de illuminura como as letras capitulares iniciando os parágrafos, é um documento arquivístico pois também é um documento jurídico, contendo decretos; e o

    Documento 5 (pág 11): "Early XIV c. Treatise on the Instuction of Novices" – trata-se de uma illuminura e pode-se considerar como documento arquivístico, pois sendo um tratado de instruções aos noviços, considero como normas, sendo um ato administrativo, desta maneira, é documento arquivístico.

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  2. P&D, pág. 10 docs., sendo: 01,02,08 e 09.
    01- Segundo o material estudado, o Manuscript of the VIII é um decreto e considera-se um documento arquivistico. Apresenta Letra Capitular Inicial A e S.

    02- Segundo o material estudado , o Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura. Apresenta Letra Capitular A e S, por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    08- Segundo o material estudado , o Late XIV th c. munuscript, não é um documento arquivistico.

    09- Segundo o material estudado , o XV th cent. manuscript, apresenta letra capitular inicial D, por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    P&D, pág. 11 docs., sendo: 02,03,04,05,06,07 e 10.
    02- Repetido pág. 10

    03- Segundo o material estudado, o XIII th century manuscript, apresenta Letra capitular inicial S, T , porém não é um documento arquivistico.
    04- Segundo o material estudado , o Late XIII th or early XIV th c. manuscript, apresenta Letra capitular inicial A, L, H, P, B. Por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    05- Segundo o material estudado, o Early XIV th c, não apresenta características de um documento arquivistico.

    06- Segundo o material estudado , o Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.

    07- Segundo o material estudado, o Manuscript du XIV, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

    10- Segundo o material estudado , o XV cent Manuscript, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

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  3. P&D, pág. 10 docs., sendo: 01,02,08 e 09.
    Doc01- O Manuscript of the VIII é um decreto e considera-se um documento arquivistico. Apresenta Letra Capitular Inicial A e S.

    Doc02- O Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura. Apresenta Letra Capitular A e S, por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    Doc08- Late XIV th c. munuscript, não é um documento arquivistico.

    Doc09- O XV th cent. manuscript, apresenta letra capitular inicial D, por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    P&D, pág. 11 docs., sendo: 02,03,04,05,06,07 e 10.
    Doc02- Repetido pág. 10

    Doc03- O XIII th century manuscript, apresenta Letra capitular inicial S, T , porém não é um documento arquivistico.

    Doc04- O Late XIII th or early XIV th c. manuscript, apresenta Letra capitular inicial A, L, H, P, B. Por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    Doc05- O Early XIV th c, não apresenta características de um documento arquivistico.

    Doc06- O Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.

    Doc07- O Manuscript du XIV, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

    Doc10- O XV cent Manuscript, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

    Att,

    Jennifer G. P. Medeiros

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  4. Pág.10

    Doc. 01 - Manuscript of the VIII : é um documento arquivistico, um decreto com Letras Capitulares iniciais A e S.
    Doc. 02 - Manuscript end of XII th century : letras capitulares A e S, por ser um livro não é um documento arquivistico.
    Doc.08 - Late XIV th c. manuscript, não é um documento arquivistico.
    Doc. 09 - XV th cent. manuscript, letra capitular inicial D, por ser um livro não é um documento arquivistico.

    Pág. 11
    Doc. 03 - XIII th century manuscript, letras capitulares iniciais S e T, por ser um livro não é um documento arquivistico.
    Doc. 04 - Late XIII th or early XIV th c. manuscript, letra capitulares iniciais A, L, H, P e B por ser um livro não é um documento arquivistico.
    Doc. 05 - Early XIV th c, não é um documento arquivistico.
    Doc. 06 - Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.
    Doc. 07 - Manuscript du th XIV c., não é um documento de arquivo.
    Doc.10 – XV th cent. Manuscript, não é um documento de arquivo

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    1. Pelo entendimento mínimo que tive sobre o assunto, iluminuras seriam aquelas ilustrações e, ou letras minuciosamente decoradas com motivos diversos, que por vezes tem relação com o assunto tratado no documento. Sendo assim, tanto a página 10 quanto a página 11 apresentam iluminuras em arquivos. Na página 10 temos os seguintes documentos com iluminuras: 2, 8 e 9. Já na página 11, temos os seguintes: 2,3, 4 e 6.

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  5. Pág. 10 docs: 01,02,08 e 09
    Doc01- O Manuscript of the VIII é um decreto e considera-se um documento arquivistico. Apresenta Letra Capitular Inicial A e S.
    Doc02- O Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura. Apresenta Letra Capitular A e S, por tratar-se de um livro não é considerado um documento arquivistico.
    Doc08- Late XIV th c. munuscript, não é um documento arquivistico.
    Doc09- O XV th cent. manuscript, apresenta letra capitular inicial D, por ser tratar de um livro não é considerado um documento arquivistico.
    Pág. 11 docs: 02,03,04,05,06,07 e 10.
    Doc02- Repetido pág. 10
    Doc03- O XIII th century manuscript, apresenta Letra capitular inicial S, T , entretanto não é um documento arquivistico.
    Doc04- O Late XIII th or early XIV th c. manuscript, apresenta Letra capitular inicial A, L, H, P, B. Por tratar-se de um livro não é considerado um documento arquivistico.
    Doc05- O Early XIV th c, não apresenta características de documento arquivistico.
    Doc06- O Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.
    Doc07- O Manuscript du XIV, não possui características de documentos de arquivos.
    Doc10- O XV cent Manuscript, não possui características de documentos de arquivos.

    Att
    Mariana Soneghet

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  6. EXERCICIO 01

    PALEOGRAFIA E DIPLOMÁTICA – PAGINAS 10 e 11.
    Doc. 1 – O material o Manuscript of the VIII - Apresenta Letra Capitular Inicial A e S. Trata-se de um decreto, documento diplomático dispositivo normativo portanto é considerado um documento arquivistico.
    Doc. 2 – O material , o Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura. Apresenta Letra Capitular A e S, por ser tratar de um livro de trabalho não é considerado um documento arquivístico.
    Doc. 3 – O material do sec. XIII th century manuscript, apresenta Letra capitular inicial S e T, possui miniaturas, possui margem decorativa , e não é considerado um documento arquivístico.
    Doc. 4 – O material estudado , o Late XIII th or early XIV th c. manuscript, apresenta Letra capitular inicial G, R, S e L, e possui miniaturas Capitula inicial D em argila rosa. Por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.
    Doc. 5- Segundo o material estudado, o Early XIV th c, é um tratado sobre a instrução dos noviços, contendo normas e procedimento, devido ser um documento diplomático testemunhal é considerado um documento arquivístico.
    Doc. 6- Segundo o material estudado , o Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, possui uma miniatura com inical “a”,na partitura em si apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas H, R, A, D, E e B.
    Doc. 7- Segundo o material estudado, o Manuscript XIV, representa uma cerimônia, demonstrando costumes, valores, podendo através das cores aplicadas saber o sentido de cada situação, evidenciando a hierarquia da época, e a autoridade que a igreja possui, como detentora de riquezas, pois as vestes eram bem sofisticas.
    Doc. 8- Segundo o material estudado , o Late XIV th C. Manuscript, apresenta letra capitular L e O, com uma miniatura, possui valor histórico e cultural mas não é considerado um documento arquivistico.
    Doc. 9 – O Material do Sec. XV th Cent. Manuscript (característica dos livros), apresenta letra capitular inicial D, com pigmentos em vermelho, forma quadrada com bordas; por se tratar de um livro não é considerado um documento arquivístico.
    Doc. 10 – O material estudado , o XV Cent Manuscript, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.
    A Iluminuras podem ser representados através de manuscritos com Capitulados Iluminados, como também através de imagens, mapas, desenhos de diferentes aspectos, como náuticos, geográficos, floristicos, religiosos. A Iluminura dava valor estético aos mapas e representavam lacunas vazias, Com o estudo especifico dos manuscritos e imagens contidas no documento, é possível observar fatos relevantes que o pintor ou técnico quis passar com cada Miniatura e com cada Capitular, o que representa para a história que contenham ou não manuscritos dessas obras. A escolha da cor, pode representar e muito no contexto das Iluminuras.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. As Iluminuras podem ser representados através de manuscritos com Capitulados Iluminados, como também através de imagens, mapas, desenhos de diferentes aspectos, como náuticos, geográficos, floristicos, religiosos. A Iluminura dava valor estético aos mapas e representavam lacunas vazias, Com o estudo especifico dos manuscritos e imagens contidas no documento, é possível observar fatos relevantes que o pintor ou técnico quis passar com cada Miniatura e com cada Capitular, o que representa para a história que contenham ou não manuscritos dessas obras. A escolha da cor, pode representar e muito no contexto das Iluminuras.

      Doc. 1 – O material o Manuscript of the VIII - Apresenta Letra Capitular Inicial A e S. Trata-se de um decreto, documento diplomático dispositivo normativo portanto é considerado um documento arquivistico.

      Doc. 5- Segundo o material estudado, o Early XIV th c, é um tratado sobre a instrução dos noviços, contendo normas e procedimento, devido ser um documento diplomático testemunhal é considerado um documento arquivístico.

      Doc. 6- Segundo o material estudado , o Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, possui uma miniatura com inical “a”,na partitura em si apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas H, R, A, D, E e B.

      Doc. 7- Segundo o material estudado, o Manuscript XIV, representa uma cerimônia, demonstrando costumes, valores, podendo através das cores aplicadas saber o sentido de cada situação, evidenciando a hierarquia da época, e a autoridade que a igreja possui, como detentora de riquezas, pois as vestes eram bem sofisticas.

      Tatiana de Jesus.

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  7. Resposta do exercício 1

    A partir do P & D 2, nas páginas 10 e 11, julguei como Iluminuras de Arquivos, os seguintes documentos:

    Pág 10
    DOC 01 - Manuscript of the VIIIe c. Compendium of ancient Canons and decrettals. Ms 364 fº 65v. Text in Unicial. Pois o mesmo trata-se de um documento judicial por se tratar de um decreto e apresenta letras iniciais capitulares como as: A e S.

    Pág 11

    DOC 06 - Early XIVth c manuscript. fº 122v. Ornamentation inspired by enamels Gothic rotunda script. Pois pelo que entendi este documento trata-se de uma partitura e possui a letra P como a letra capitular.

    Atenciosamente,

    Elaine Barcelos

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  8. PD2 pág 10 os documentos são 01,02, 08,09
    01- Letra capitular Inicial A, S e Capitals Title com várias Letras
    Manuscript of the VIII e trata-se de um Decreto, logo documento arquivistico.
    02- Letra capitular Inicial A, O S cortado Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura trata-se de um livro não é um documento arquivistico.
    08- Letra capitular Inicial E XV th cent. manuscript livro de história não é um documento arquivistico. Late XIV th c. munuscript.
    09- letra capitular abreviatura numerica II e Abreviatura inicial Letra D, F s identificação do documento. XV th cent. manuscript





    PD2 pág 11 os documentos são 02, 03, 04, 06
    02- Repetição da página 10.
    03- Letra capitular inicial S, T não é um documento arquivistico XIII th century manuscript.
    04- Letra capitular inicial A, L, H, P, B não é um documento arquivistico trata-se de um livro Late XIII th or early XIV th c. manuscript.
    06- Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, D Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico.

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  9. Parabéns pelos comentários até o momento bastante completos, aguardo os dos outros alunos até a data marcada

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  10. Aluno: Plinio Fehlberg Ramos

    Questão 1)
    De acordo com o material estudado, identifiquei documentos de arquivo com Iluminuras nas páginas 10 e 11, sendo eles:

    Pág. 10:
    Doc. 01- Manuscript of the VIII: é um decreto e considera-se um documento arquivístico. Apresenta Letra Capitular Inicial A e S.

    Pág. 11:
    Doc. 06 - Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivístico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.


    Questão 2)
    As disciplinas que estudam Iluminuras são:
    Paleografia: Esta disciplina estuda a forma em que as letras foram escritas, identificando por exemplo, as letras capitulares.

    História da Arte e Música: Esta disciplina estuda o contexto do documento para identificar se há fontes históricas.

    Arquivística: Esta disciplina estuda a melhor forma de poder disponibilizar o acesso aos documentos arquivísticos que possuem iluminuras, visando a elaboração de inventários.


    Questão 3)
    Sim, existem Iluminuras brasileiras desde a época do Brasil Colônia, também se estendeu até o Brasil Império.

    Questão 4)
    As duas letras capilares possuem o mesmo formato, estão escritas com letra maiúscula, são coloridas e com folhas em volta. Ao final das páginas existem desenhos, em uma página, um animal, na outra página, uma flor. Ambas apresentam ser letras capitulares brasileiras.


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  11. Paleografia -
    foi consagrada por Jean Mabillon (1642-1707), um beneditino francês que, além
    do estudo dessa ciência, dedicou-se à Diplomática e à Cronologia. Inicialmente, a principal função destes estudos era, digamos, jurídica: servia para provar a autenticidade de documentos, provando, assim, o direito de uma pessoa sobre determinado patrimônio. Grosso modo, ocupa-se da decifração ordenação de escritos antigos. (pag 1)

    A Codicologia tem como objeto de estudo o livro manuscrito ou impresso, mas apresenta orientações segundo os objetivos. Interessa ao pesquisador da área conhecer o quadro teórico da ciência codicológica e atender à finalidade essencial do estudo do códice, que é situá-lo de modo a entender a transmissão do texto e a sua funcionalidade de leitura, fixando a atenção particularmente em constituir instrumentos de recuperação do livro e dos fundos de manuscritos.(pag 2)

    b) Scriptorium os scriptoria eram os locais de trabalho dos copistas (ou escribas), que tinham, inicialmente, duas funções principais: a religiosa e a administrativa – finalidades judiciais, reais, fiscais, etc. Apresentava divisões definidas de tarefas, cada trabalhador tinha sua função específica na composição do códice: um preparava o suporte da escrita, outro cortava este suporte, outro definia os limites dos fólios e sua justificação (margens), outro trabalhava as capitulares, outro tratava da iluminura e assim por diante. A cópia era uma ação repetitiva e devia-se agir com fidelidade máxima ao texto original (pag.3)

    DIAS, Elizangela Nivardo. A História, a Codicologia e os Reclames.Disponível em . Acesso 25 de Jan. 2014.

    Escolhi a Paleografia e a Cadicologia, pois a paleografia ocupa-se da decifração de escritos antigos e a cadicologia estuda manuscritos antigos, e como bem dito abaixo, existiam Scriptorium, locais de trabalho dos copistas para trabalhar a iluminura.

    Heráldica - Escolhi também essa disciplina porque é a arte de formar e descrever o brasão de armas, características da iluminura.

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  12. Questão 3
    Sim, existem iluminuras brasileiras. Os mapas que eram feitos após o descobrimento do Brasil são um exemplo de que existiam iluminuras Brasileiras, todos eles eram feitos a partir de relatos de viajantes que estiveram nas áreas, pelos cartógrafos, ou feitos pelos próprios que estiveram nessas áreas. Nos mapas existiam desenhos de diversos aspectos, todos eram uma descrição do que os viajantes encontravam. Os desenhos vão desde animais, plantas, vida cotidiana dos índios, bandeiras e brasões até criaturas imaginarias.

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  13. Questão 4
    Letras capitulares maiúsculas, com o mesmo formato e apresentam pinturas de flores.
    O artista usa desenhos de flores, pássaros, folhas em sua obra, cada letra possuí formas diferentes.

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  14. Aluna: Thyenne Endlich Dourado

    Questão 1

    Documento 1, Página 10 - Manuscript of the VIII c. Trata-se de documento arquivístico por ser um decreto. Possui letras capitulares.

    Documento 6, Página 11 - Early XIVth c manuscript. Trata-se de documento arquivístico por ser uma partitura. Possui letras capitulares.


    Questão 2

    Paleografia - Reconhecer as escritas da antiguidade e suas fases

    Arquivística - Análise dos tipos de registros

    História da Arte - Estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas e dos estilos


    Questão 3

    Sim. A vinda de europeus ao Brasil trouxe diversos aspectos da cultura européia,entre elas o uso de luminuras em mapas, acordos, decretos, entre outros. Apresentavam sempre elementos da fauna e flora brasileira.


    Questão 4

    Através das análises diplomática e tipológica do documento, é possível identificar tipo de escrita, assunto, tipologia e autenticidade.

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  15. Paleografia & Diplomática.
    Pag. 10

    Os documentos analisados são 01,02, 08, 09.
    Doc. 01 – Manuscript of the VIII, apresenta Letra Capitular Inicial A e S. e Capitals Title, trata-se de um decreto, logo um documento arquivístico.
    Doc. 02 – o Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura. Apresenta Letra Capitular A e S, por ser tratar de um livro não se considera um documento arquivístico.
    Doc. 08 – Late XIV th c. munuscript, Letra capitular Inicial E XV por tratar-se de livro de história não é um documento arquivístico.
    Doc. 09 – Podemos considerar que, apresenta letra capitular abreviatura numérica II e Abreviatura inicial Letra D, F s identificação do documento. XV th cent. Manuscript.

    Pág 11
    Os documentos analisados são 02, 03, 04, 06, 07 e 10
    Doc. 02 – Repetido pág. 10
    Doc. 03 – Apresenta letra capitular inicial S, T não é um documento arquivístico XIII th century manuscript.

    Doc. 04 – Apresenta Letra capitular inicial A, L, H, P, B não é um documento arquivístico trata-se de um livro Late XIII th or early XIV th c. manuscript.

    Doc. 06 – Apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, D Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivístico.
    Doc. 05 – Não apresentam características de um documento arquivístico, considerar que o Early XIV th c.
    Doc. 06 - O documento apresentado é uma partitura trata-se de documento arquivístico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D e podemos considerar que o Early XIV th c manuscript.
    Doc. 07 – Podemos considerar que o Manuscript du XIV, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.
    Doc. 10 – Podemos considerar que o XV cent Manuscript, não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

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  16. Pág 10
    Documentos: 1,2,8 e 9.

    Documento 1 - Manuscript of the VIII - Decreto e considera-se um documento arquivistico. Apresenta Letra Capitular Inicial A e S.

    Documento 2- Manuscript end of XII th century - capítulo de abreviatura. Apresenta Letra Capitular A e S, por ser tratar de um livro não se considera um documento arquivistico.

    Documento 8- Late XIV th c. munuscript,- Não é um documento arquivistico.

    Documento 9- XV th cent. manuscript - Apresenta letra capitular inicial D, por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.



    Pág. 11
    Documentos: 3,4,5,6,7 e 10.

    Documento 3- XIII th century manuscript- Apresenta Letra capitular inicial S, T , porém não é um documento arquivistico.

    Documento 4 - Late XIII th or early XIV th c. manuscript - Apresenta Letra capitular inicial A, L, H, P, B. Por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.

    Documento 5 - Early XIV th c - Não apresenta características de um documento arquivistico.

    Documento 6 - Early XIV th c manuscript - Partitura documento arquivistico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.

    Documento 7- Manuscript du XIV- Não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

    Documento 10 - XV cent Manuscript- Não possui características que demonstrem documentos de arquivos.

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  17. 2) História da arte, Paleografia e Semiótica.

    3)Sim, os mapas produzidos após o descobrimento do Brasil apresentavam iluminuras que representavam aspectos faunísticos, florísticos, imaginários, náuticos, geográficos, etnográficos etc.

    4) As letras capitulares possuem formato quadrado com formas decorativas, folhas e flores em sua volta. No final das paginas tem o que parece ser uma borboleta e na outra uma flor...

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  18. Questão 2)

    As disciplinas que estudam Iluminuras são: Paleografia (estudo das escritas antigas); Diplomática (estudo das estruturas formais dos documentos solenes); Arquivística (estuda as funções do arquivo) Heráldica (arte de descrever os brasões de armas ou escudos) História da Arte e Música (fato histórico); Iconografia (estuda a origem e a formação das imagens) e Semiótica (estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação).

    Questão 3)

    Sim. O uso de iluminuras no Brasil vem deste o Brasil Colônia até a época do Império. Os portugueses trouxeram o uso desta técnica para o Brasil bem como sua cultura. Os desenhos vão desde animais, plantas, bandeiras e brasões até criaturas imaginárias, além de utilização de brasões e símbolos.

    Questão 4)

    As duas letras capilares possuem o mesmo formato, estão escritas com letra maiúscula, são coloridas e com folhas em volta. Ao final das páginas existem desenhos, em uma página, um animal, na outra página, uma flor. Ambas apresentam serem letras capitulares brasileiras.

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  19. Questão 1
    Pagina 10 os documentos são 1,2, 8

    1- Letra capitular Inicial A, S e Capitals Title com várias Letras
    Manuscript of the VIII e trata-se de um Decreto, por isso é documento arquivistico.
    2 Letra capitular Inicial A, O S cortado Manuscript end of XII th century capítulo de abreviatura trata-se de um livro não é considerado um documento arquivistico.
    8- Letra capitular Inicial E XV th cent. manuscript trata-se de um livro de história, não é um documento arquivistico. Late XIV th c. munuscript.

    Pagina 11 os documentos são 2, 3, 4, 6
    3- Letra capitular inicial S, T não é um documento arquivistico XIII th century manuscript.
    4- Letra capitular inicial A, L, H, P, B não é um documento arquivistico trata-se de um livro Late XIII th or early XIV th c. manuscript.
    6- Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, D Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico.

    Questão 2-
    Disciplinas que estudam Iluminuras são:

    Paleografia: é o estudo dos textos manuscritos antigos e medievais.
    Arquivística: estuda a análise das tipologias documentais.
    Diplomática: é responsável pelo estudo estudo da espécie documental.

    Questão 3 -
    Há iluminuras Brasileira?
    Sim. No período em que os europeus chegaram no Brasil trouxeram grande parte da sua cultura. Assim como as iluminuras, que estão vinculadas que podemos observar nos decretos, cartas, mapas e etc.

    Questão 4 -
    Os documentos são descritos a partir dos estudos diplomáticos e paleográficos dos documentos, de maneira em que seja preservado a característica real do documento.

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  20. Aluna: Ana Karolina Lopes Dalfior

    Questão 1:

    Página 10
    Doc 01 - Manuscript of the VIII - É um decreto, sendo assim considerado um documento arquivístico. Possui letras capitulares.
    Doc 02 - Manuscript end of XII th century - capítulo de abreviatura. Se trata de um livro sendo assim não é considerado um documento arquivístico. Possui letras capitulares.
    Doc 09 - Documento 9- XV th cent. manuscript - Apresenta letra capitular inicial D, por ser tratar de um livro não considera-se um documento arquivistico.
    Doc 09- XV th cent. manuscript - Se trata de um livro sendo assim não é considerado um documento arquivístico. Possui letras capitulares.

    Pag. 11
    Doc 04 - Late XIII th or early XIV th c. manuscript - Se trata de um livro sendo assim não é considerado um documento arquivístico. Possui letras capitulares.
    Doc 06 - Early XIV th c manuscript - Se trata de uma partitura sendo assim considerado um documento arquivístico. Possui letras capitulares.

    Questão 2:
    As disciplinas que estudam Iluminuras são, Paleografia (estudo de escritas antigas, estuda a forma em que as letras foram escritas, identificando por exemplo, as letras capitulares); Arquivística (Análise dos tipos de registros, e estuda a melhor forma de poder disponibilizar o acesso aos documentos arquivísticos que possuem iluminuras); História da Arte (Estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas e dos estilos, estuda o contexto do documento para identificar se há fontes históricas)

    Questão 3:
    Sim, a vinda dos europeus ao Brasil trouxe várias características da cultura européia, entre elas o uso de Iluminuras em mapas, acordos, decretos, etc.

    Questão 4:
    As letras capitulares possuem o mesmo formato. São escritas com letras maiúsculas. Ao final das páginas existem figuras, onde a primeira se parece como borboleta e na outra uma flor.







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  22. Respostas Exercício 1

    Através da analise dos documentos foi encontrada as seguintes respostas.

    Doc. 01 - Manuscript of the VIII : é um documento arquivistico, um decreto com Letras Capitulares iniciais A e S.

    Doc. 02 - Manuscript end of XII th century : letras capitulares A e S, por ser um livro não é um documento arquivistico.

    Doc.08 - Late XIV th c. manuscript, não é um documento arquivistico.

    Doc. 09 - XV th cent. manuscript, letra capitular inicial D, por ser um livro não é um documento arquivistico.

    Pág. 11
    Doc. 03 - XIII th century manuscript, letras capitulares iniciais S e T, por ser um livro não é um documento arquivistico.

    Doc. 04 - Late XIII th or early XIV th c. manuscript, letra capitulares iniciais A, L, H, P e B por ser um livro não é um documento arquivistico.

    Doc. 05 - Early XIV th c, não é um documento arquivistico.

    Doc. 06 - Early XIV th c manuscript é uma partitura documento arquivistico, apresenta Letra capitular inicial P e outras abreviaturas R, G, e D.

    Doc. 07 - Manuscript du th XIV c., não é um documento de arquivo.

    Doc.10 – XV th cent. Manuscript, não é um documento de arquivo.

    Exercício 2

    As disciplinas que se analisam as iluminuras são:

    Paleografia - Estudo das escritas antigas.

    Arquivística - Especializada pela análise dos tipos de registros

    História da Arte - Contribui com o estudo da evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas e dos estilos

    Exercício 3

    Sim desde a época da colonia desde todo o período de exploração portuguesa assim como no período do Brasil Imperial.

    Exercício 4


    Apresenta Letras capitulares maiúsculas, com formato semelhante ao fundo das letras há pinturas de flores.
    Apresenta no fim da pagina desenho de flores e de um inseto.
    Os documentos possuem uma margem elaborada com desenhos de folhas.

    Att.
    Sabrina Correia de Salles.

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  23. ALUNA: Denize Laureano Rocha

    QUESTÃO 1:
    Documento 01 da página 10 - Manuscript of the VIII c.: É um documento arquivístico por ser um decreto e apresentar letras capitulares.

    Documento o2 da página 10 - Manuscript end of XII th century: Possui letras capitulares mas não se trata de um documento arquivístico por ser um livro.

    Documento 8 da página 10 - Late XIV th c. munuscript: Não é documento arquivístico

    Documento 9 da página 10 - XV th cent. manuscript: Apresenta letra capitular inicial D, pr se tratar de um livro, não é um documento arquivístico.

    Documento 04 da página 11 - Late XIII th or early XIV th c. manuscript: Possui letras capitulares, mas é um livro, então não é considerado documento arquivístico

    Documento 06 da página 11 - Early XIV th c manuscript: É um documento arquivístico por ser uma partitura (que é um documento arquivístico), apresentar letras capitulares e abreviaturas.

    QUESTÃO 02

    As disciplinas que estudam illuminuras são Paleografia, Arquivística e História da arte. A paleografia consiste no estudo das escritas antigas, a forma que as letras eram escritas; assim, é responsável por identificar, por exemplo, as letras capitulares. A Arquivística é responsável pela análise dos tipos de registro, inclusive as illuminuras e a História da Arte possibilita identificar se há fontes históricas no documento através do estudo de seu contexto.

    QUESTÃO 3

    Sim, existem illuminuras brasileiras, o que foi causado principalmente pela influência cultural dos europeus que vieram para o Brasil e implantaram o uso dessas em mapas, acordos, decretos, cartas, etc.

    QUESTÃO 4

    As duas letras capitulares possuem o mesmo formato, foram escritas com letra maiúscula, são coloridas e possuem folhas em volta. No final das páginas existem desenhos, em uma página uma borboleta e na outra uma flor; a duas representam letras capitulares brasileiras.

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  24. Exercício P&D
    Página 10
     DOCUMENTO 1 – “Manuscript of the VIII”
    O documento é um decreto, portanto é um documento arquivístico, possui Letra Capitular “A” e “S”.
     DOCUMENTO 2 – “Manuscript end of XII th century”
    O documento é um livro, portanto não é um documento arquivístico, possui Letra Capitular “A” e ”S”.
     DOCUMENTO 8 – “Late XIV th c. munuscript”
    O documento é um livro, portanto não é um documento arquivístico, possui Letra capitular Inicial “E”.
     DOCUMENTO 9 – “XV th cent. manuscript”
    Não consegui identificar se o documento é um livro ou se possui características que o torne um documento de arquivo, possui Letra Capitular abreviatura numérica II e Abreviatura inicial Letra D, F.
     DOCUMENTO 10 – “XV cent Manuscript (1456)”
    O documento não possui características para ser um documento arquivístico.

    Exercício P&D
    Página 11
     DOCUMENTO 3 – “XIII th century manuscript”
    O documento não é um documento arquivístico, possui Letra Capitular Inicial “S” e “T”.
     DOCUMENTO 4 – “Late XIII th or early XIV th c. manuscript”
    O documento é um livro, portanto não é um documento arquivístico, possui Letra capitular inicial “A”, “L”, “H”,”P” e “B”.
     DOCUMENTO 5 – “Early XIV th c.”
    O documento não possui características que o torne um documento arquivístico.

     DOCUMENTO 6 – “Early XIV th c manuscript”
    O documento é uma partitura, portanto é um documento arquivístico, possui Letra Capitular Inicial “P” abreviaturas “R”, “G” e “D”.
     DOCUMENTO 7 – “Manuscript du XIV”
    O documento não possui características que o torne um documento arquivístico.
     DOCUMENTO 10 – “XV cent Manuscript”
    O documento não possui características que o torne um documento arquivístico.

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  25. Aluna: Flavia Müller Bareño

    Quais os públicos dos arquivos (como os arquivos manuscritos iluminados em tela)?
    R: Existem três categorias para classificar o público do arquivo: os leitores, os internautas e o público voltado às atividades culturais, sendo que segundo a pesquisa realizada 50% se direcionam para a sala de consulta, 27% em participação em atividades culturais e 38% se direciona ao site na internet.As atividades culturais são decisivas para a representação social dos arquivos, e para o retorno dos mesmos ao arquivo para novas experiências.

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    Respostas
    1. Olá, a sua reposta está incompleta, porque os dados referentes 50 por cento, 27 por cento e 38 por cento são de um determinada realidade que não está localizada. Assim pontua-se 0,07

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  26. Quais os produtos poderiam ser elaborados a partir dos arquivos( como os arquivos manuscritos iluminados em tela)? Programas educativos com objetivo de realizar pesquisa de caráter histórico e cultural baseado nos arquivos, visando o apoio as atividades técnicas e culturais dos órgãos e da instituições,por meio de publicações, exposições, eventos, divulgação do acervo por meio de publicações, sítio na web e outros produtos com objetivo de organizar exposições e eventos destinados a comunidades e instituições para estreitar o vínculo aos produtos que os arquivos pode oferecer.




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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. Quais os produtos poderiam ser elaborados a partir dos arquivos( como os arquivos manuscritos iluminados em tela)? Livros, cartas artísticas e demonstrativas de cunho cultural, exposições artísticas, programas para divulgação e apreciação do método assim como cursos profissionalizante em iluminuras.

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  29. DÉBORA RODRIGUES DO NASCIMENTO

    MEDIAÇÃO
    ->Quais os públicos dos arquivos [como os arquivos manuscritos iluminados em tela]?
    São eles os internautas, os leitores e o público voltado para atividades de cunho cultural.

    Gestão
    -> Quais os produtos poderiam ser elaborados a partir dos arquivos [como os arquivos manuscritos iluminados em tela]?
    Relacionando arquivos com cultura, podem ser criadas exposições, jogos recreativos baseados no conteúdo dos documentos, além de outros produtos elaborados a partir das representações dos documentos de arquivo.

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    Respostas
    1. Muito bem! Registro duas pontuações em Gest.+0,15 em Med. 0,15

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  30. aluna: Caroline França

    GESTÃO
    Quais os produtos poderiam ser elaborados a partir dos arquivos [como os arquivos manuscritos iluminados em tela]? pode ser criar jornais, revistas livros,folhetos, exposições artísticas e culturas visando de forma que possa interagir como o publico de forma que possa levar sempre ao documento de arquivo.

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  31. MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS.
    Quais os públicos dos arquivos [como os arquivos manuscritos iluminados em tela]?
    São eles os internautas, os leitores e o público voltado para atividades de cunho cultural.

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  32. Abeil Coelho Júnior
    ->Quais os públicos dos arquivos [como os arquivos manuscritos iluminados em tela]?
    Brigitte Guigueno e Emmanuel Pénicaut (2015) identificam três grandes categorias para o público dos arquivos: os leitores, os internautas e o público de atividades culturais.
    -> Quais os produtos poderiam ser elaborados a partir dos arquivos [como os arquivos manuscritos iluminados em tela]?
    De acordo com Vela (2001) diversas atividades culturais poderiam ser desenvolvidas como por exemplo: Performances tradicionais como músicas típicas ou de teatros de marionetes vinculados a uma efeméride; o arquivo automóvel ou arquivo itinerante; o arquivo virtual; a exibição de audiovisual; as exposições permanentes e temporárias de documentos; os itinerários que promovem trajetos no espaço geográfico e cultural no qual se insere o arquivo; os jogos; a maleta pedagógica; as maquetes para recriação de estruturas históricas via consulta dos fundos; “museu de arquivos” mostrando o acervo como objetos de exposição; os painéis que reproduzem documentos a serem fixados em eventos ou lugares públicos de convivência; as publicações on-line dos instrumentos de pesquisa; as publicações como revistas e boletins; lançamentos de livro; o concurso culturais; a produção de folhetos a serem distribuídos a agências de turismo com a descrição do patrimônio de interesse turístico; os intercâmbios de pesquisa; cursos de iniciação a leitura dos arquivos, ao estudo de fontes primárias e a genealogia; as maratonas literárias; os cursos especializados, as visitas, RPG ou jogo de interpretação; merchandising por uma linha comercial de produtos derivados dos fundos; as palestras, os congressos, as jornadas, os colóquios, os debates, os ciclos de conferências e os eventos de interesse público.



    GUIGUENO, B.; PÉNICAUT, E. Qui sont les publics des archives: Enquête sur les lecteurs, les internautes et le public des activités culturelles dans les services publics d'archives (2013- 2014). Direction générale des patrimoines, Direction des archives de France, Paris, 2015.

    VELA, S. Tipología de actividades. In: ALBERCH, R.; Boix, L.; NAVARRO, N.; VELA, S. Archivos y cultura: manual de dinamización. Gijón: Ediciones Trea, 2001. p. 159-163.

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    1. Registro Pontuação máxima (+0,15) tanto em Mediação quanto em Gestão

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  33. Sirlene Nicolau
    Gestão
    Segundo o autor, os arquivos possuem um número incalculável de documentos de todos os tipos e épocas, onde são constituídas de grande relevância de fontes para pesquisa e estudos educativos. De forma que através dos arquivos de manuscritos são elaborados eventos; exposições artísticas; jogos recreativos; livros; cartas artísticas; agendas e peças teatrais. Com o objetivo de interação das instituições e sociedade.

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  34. Aluna:Sarita Reis. Mediação.
    Quais os públicos dos arquivos(como os arquivos manuscritos iluminados em tela)?
    O público dos arquivos eram leitores, internautas e público que aprecia as atividades culturais.

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  35. Este comentário foi removido pelo autor.

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  36. Débora Rodrigues do Nascimento

    Mediação Cultural; Gestão de Instituições e S. Arquivísticos

    - O que é a Exploração dos arquivos? (Economia cultural/criativa e o setor dos arquivos)

    Segundo Lemay, a exploração é entendida como utilização dos arquivos para diversos fins inclusive culturais, publicitários e artísticos.

    Com isso os arquivos podem oferecer conteúdo para publicações como fonte, criação de filmes, peças de teatro baseadas em acervos musicais, além de fornecer oportunidade para criação de jogos tanto eletrônicos quanto de tabuleiros.

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  37. ALUNA: LORENZA DOS SANTOS BARBOSA

    • Atividade para Gestão de Instituições e S. Arquivísticos; Mediação Cultural.

    O que é a Exploração dos arquivos? Debate sobre economia cultural/criativa e o setor dos arquivos.
    A exploração dos arquivos pode ser utilizada para diversos fins inclusive culturais, publicitários e artísticos.
    Dito isso arquivos proporcionam muitas possibilidade para a sua exploração, com eles e possível aplica-lo em diversas áreas como nas artes visuais e artes performáticas, as publicações, mídias impressas e audiovisuais, conteúdos criativos digitais como os softwares, jogos eletrônicos e jogos manuais, criações funcionais, designe serviços criativos.

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  38. Este comentário foi removido pelo autor.

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  39. GESTÃO DE INSTITUIÇÕES

    Os arquivos podem ser explorados de diversas formas,culturalmente, por meio de exposições artísticas,ajudando a divulgar o arquivo. O que mostraria um amplo meio de pesquisa se a sociedade conhecesse mais os arquivos e dessem a importância necessária a eles.

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  40. Aluna: Giovanna Antonella Mansur Buffon

    Atividade de Mediação Cultural

    O que é a Exploração dos arquivos? Debate sobre economia cultural/criativa e o setor dos arquivos.

    É explorar os arquivos de forma econômica, cultural, publicitária e artística.
    Os arquivos podem ser explorados em diversas áreas como na criação de jogos, mídia impressa e digital, no designer de moda, interior, livro, agenda, gráfico, etc.

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  41. Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos (24/05)

    Questão-cerne: Quais as metas para os arquivos públicos deveriam ser propostas no atual contexto?

    Os Arquivos são repositórios de informação e têm como objetivo central garantir o acesso à informação. Assim, é inerente à função arquivística a manutenção preventiva dos acervos e a orientação para que, em casos de emergência, seja possível garantir a integridade da documentação mantida sob a sua guarda.
    Desta formas, metas como orientações para produção e manutenção dos documentos e das áreas de armazenamento, melhores maneiras de acondicionamento do acervo e formas ideais de higienização dos processos e do ambiente de arquivo são as recomendadas para o atual contexto.

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    1. Seria preciso levar em conta os documentos desta página e seus valores culturais (estéticos, cognitivos, etc.) Pontuação 0,07

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  42. Mediação Cultural em Arquivos (24/05)

    Questão-cerne: É possível repensar as funções arquivísticas e a formação do patrimônio cultural arquivístico sob o prisma da cultura? Debate sobre a Descrição como prática cultural e suas implicações.

    Tendo que cultura arquivística seria o conjunto de práticas culturais realizadas às instituições arquivísticas que permite a apropriação dos fundos, podemos reconhecer dentre as práticas culturais próprias da instituição arquivística a descrição, pois ela nos permite ter uma ideia da cultura na qual os documentos foram produzidos, recebidos e acumulados. A prática de descrever está presente em várias culturas. Exemplos são a cultura científica, a cultura das crônicas, a cultura jurídica e a cultura artística. Assim, podemos
    abordar a prática da descrição não apenas do ponto de vista técnico e isolado de seu contexto, mas também olhando para o contexto histórico e cultural no qual está inserida.

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  43. Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos/Mediação Cultural em Arquivos (22/05)

    Questão-cerne: O que é a Exploração dos arquivos? Debate sobre economia cultural/criativa e o setor dos arquivos.

    Seria um engajamento e participação ativa no processo de mediação entre o arquivo e o público. Estão associados a exploração, termos econômicos (atividades econômicas), a valorização e a promoção.
    Exemplos desses diversos fins culturais, publicitários e artísticos estão na publicidade, televisão, sites de internet, exposições, publicações, cinema, etc.

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  44. Este comentário foi removido pelo autor.

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  45. DÉBORA RODRIGUES DO NASCIMENTO

    GESTÃO
    Quais as metas para os arquivos públicos deveriam ser propostas no atual contexto?

    Existem várias meta que podem ser propostas dentre as quais destaco a promoção das instituições arquivísticas como: espaço de conhecimento e cidadania, criando nelas e implementando serviços educativos que sejam canais de diálogo permanente com a sociedade e meios de mudança da visão do arquivo apenas como depósito de papel, mas sim como um local de cultura, pesquisa e interação social. Além de viabilizar a qualificação acadêmica e profissional dos que trabalham em arquivos.


    MEDIAÇÃO
    É possível repensar as funções arquivísticas e a formação do patrimônio cultural arquivístico sob o prisma da cultura?

    Sim, pois algumas funções arquivísticas estão ligadas diretamente a papéis culturais, como: a formação, tratamento técnico, comunicação, mediação e também a preservação do patrimônio arquivístico.

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    Respostas
    1. Reposta em Gestão - Pontuação 0,15; Reposta em Mediação- Seria preciso levar em conta a bibliografia indicada e os documentos desta página e seus valores culturais (estéticos, cognitivos, etc.) Pontuação Zero

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  46. Sirlene Nicolau

    Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos

    1- O que é a exploração dos arquivos? (22/05/2018)
    Segundo o autor, a exploração dos arquivos, refere-se ao contexto da valorização dos documentos, a partir dos valores estético, pragmático, emocional e cognitivo, fazendo um apontamento do engajamento e participação interativa entre o arquivo e o público. A exploração dos arquivos, também estão associados às atividades econômicas, a valorização e a promoção, evidenciadas em fins culturais, publicitários e artísticos, exposições, publicações etc.


    2- Quais as metas para os arquivos públicos deveriam ser propostas no atual contexto? 24/05/2018)

    Conforme a realidade dos arquivos públicos das instituições arquivísticas brasileiras, e de acordo com a aprovação do Plano Setorial de Arquivos. Destaco, que as metas para o contexto atual, na visão de uma fonte de conhecimento e disseminação das informações, as propostas seriam: a modernização das instituições; capacitação e qualificação dos recursos humanos das instituições e unidades de arquivo; ampliação da visibilidade dos arquivos na sociedade brasileira.
    Assim, as instituições seriam vistas como um local de interação social, à partir da viabilização do acesso ao público.

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  47. Sarita Reis, aluna de Mediação.
    1) A exploração dos arquivos para ser usado como produtos culturais, publicitário e artísticos para serem utilizados a diversos fins como propagandas,cartazes e exposições. Os arquivos são importantes por serem um patrimônios que devem ser preservados para futuras gerações conhecer o lado cultural dos arquivos.
    2) Sim, pois é possível repensar a função dos arquivos que atualmente pode ser usado em escolas,museus e eventos culturais.Os arquivos são importantes por serem usados para descrever aspectos da cultura e produção de documentos que devem ser avaliados,monitorados e preservados como patrimônio arquivístico.

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    1. Parabéns Pontuação máxima (0,15) na 1) e Pontuação 0,07 na 2) por não levar em conta os documentos desta página como solicita as instruções do email

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  48. Gestão de Instituições

    Os arquivos podem ser mais populares através da divulgação por meio de redes sociais ou blogs. Com um bom trabalho de marketing para saber qual a melhor forma de atrair atenção para os arquivos também é uma boa forma de popularizá-los.

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    1. Nota 0,7 - Não fica explícito o que seria "um bom trabalho de marketing". Caso queria complementar poderá aumentar esta nota.

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  49. Lorenza Barbosa

    Questão de Gestão:
    Como popularizar a imagem dos arquivos? quais as possibilidades de web difusão e marketing?

    Uma boa maneira de se popularizar a imagens dos arquivos, seria o uso da internet por meio de redes sociais, blogs e vídeos, que daria uma nova perspectiva para o arquivo, assim promovendo a interação de pessoas que normalmente não iriam a esses locais. Um bom marketing para a divulgação desses meios iria agregar um grande valor ao arquivo, atribuindo assim uma maior importância para um determinado público.

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    1. Nota máxima 0,15 - Acrescento: canal no youtube (e/ou) + propaganda junto a youtubers famosos que poderiam divulgar os arquivos mediante patrocínio

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  50. Sirlene Nicolau
    Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos

    1- Como podemos popularizar a imagem dos arquivos? quais as possibilidades de web difusão e marketing?

    De acordo, com a realidade dos processos tecnológicos que atualmente vivemos, a melhor forma para popularizar os arquivos, com o objetivo de viabilizar e comunicar com as pessoas, seria o desenvolvimento de marketing bem sugestivo e a sua divulgação , pois a utilização das redes sociais, blogs, vídeos, acrescentaria ao arquivo a sua grande valia à sociedade.

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    1. Nota máxima 0,15 - Acrescento: canal no youtube (e/ou) + propaganda junto a youtubers famosos que poderiam divulgar os arquivos mediante patrocínio

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  51. Questão-cerne:

    Quais as diferenças ente a difusão e a mediação cultural?

    Debate sobre difusão e a mediação cultural em arquivos.

    Referência indicada:

    Mediação cultural em arquivos: definição e aproximações terminológicas, link:
    https://revistaacessolivre.files.wordpress.com/2015/09/taiguara-villela.pdf

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    1. Carolina Borges Caetano

      A mediação cultural é aproximativa e possui uma característica dinâmica e participativa, enquanto a difusão é emissiva, com o intuito de se espalhar. Apesar das diferenças, em certos casos, ambas se complementam. A partir do momento que o indivíduo utiliza ferramentas para difundir alguma informação, consequentemente ele atrairá olhares em torno da situação, aproximando o "público".

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  52. Maristela Alvarenga Correa

    Mediação cultural principalmente em arquivos se destaca como um processo complementar a difusão, porque proporciona experiencias de valorização através de produção de bens culturais. A Difusão é o resultado da ação que é feita através da medição, assim ocorrendo as trocas culturais de que um elemento de uma cultura é assimilado por outra cultura.

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  53. Este comentário foi removido pelo autor.

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  54. Nome: Thatyelly Pompermayer De Paula

    A Difusão é o processo onde o objeto é a informação que segue a adoção de uma dinâmica emissiva . O objetivo último é a acessibilidade via produtos e serviços, tais como publicação de instrumentos de pesquisa online, curadoria digital de acervos, homepage institucional, publicações que são produtos de atividades puramente técnicas, divulgação de informações por e-mail e rede sociais. Já a Mediação Cultural é o processo onde o objeto é o patrimônio cultural representado pelos arquivos, dirigido com uma dinâmica interativa. O objetivo último é contribuir para a democracia cultural e a democratização da instituição arquivística e do patrimônio arquivístico através da aproximação dos cidadãos com os fundos e com os organismos de custódia. Os produtos da mediação cultural são, por exemplo: exposições, visitas, efemérides, recitais, produções de audiovisual, debates, mostras de arte e concertos. Sublinhamos que ambos os processos são construídos por agentes com dinâmicas demarcadas por lugares institucionais, no entanto seu objeto, dinâmica e finalidade caracterizam a distinção entre os conceitos.

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  55. NOME: Celso Rangel S. Neto

    Quais as diferenças ente a difusão e a mediação cultural?
    Entende-se por Difusão Cultural o processo de propagação de elementos de uma cultura para outra, encontrando no contato o fator indispensável para essa dinâmica, o mediador.
    A mediação cultural acontece quando são unidos os processos artísticos e pedagógicos para mediar o público na sua relação com a obra cultural. É formado por um conjunto de ações educativas que se dividem em etapas como antes, durante e depois do encontro do público com as obras artísticas

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  56. Nome da aluna: Joyce Rosa da Costa

    Quais as diferenças ente a difusão e a mediação cultural?

    Uma das diferenças é que a Mediação cultural visa revelar os significados e as relações através do uso de objetos originais, de experiências em primeira mão, de meios ilustrativos ao invés de simplesmente comunicar a informação factual. Já a difusão ou “difusionismo” como conhecido na Antropologia, visa implicar no movimento de transferência de traços característicos culturais e ideias de uma sociedade, ou grupo étnico, à outra. Inclui três tipos distintos de processos históricos por meio dos quais a cultura se propaga: difusão primária (ou dispersão cultural), difusão secundária e difusão de estímulo.

    Difusão primária: fase do processo de difusão cultural que ocorre por causa da migração dos portadores de determinada cultura. O mesmo que "dispersão cultural".

    Difusão secundária: fase do processo de difusão cultural que ocorre em consequência de um empréstimo direto de um traço cultural característico da cultura de um grupo a outro.

    Difusão de estímulo: fase do processo de difusão cultural onde a sugestão de uma ideia é suficiente como ponto de partida para que o processo ocorra e modifique uma determinada cultura.

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  57. Aluno(a): Nathália Dias

    Difusão cultural são atividades que oferecem oportunidade para população expor as manifestações culturais locais e assim conhecer um pouco mais da sua cultura e história. Difundir a cultura através de exposições, apresentações musicais e de dança, roda de conversa com escritores, artesanato e oficinas. Mediação cultural, na perspectiva arquivística, é o processo cujos objetos são representações dos documentos de arquivo em que, por meio da valorização e da exploração, objetiva-se contribuir para a democratização das culturas (inclusive da cultura arquivística) ampliando assim a circulação, a apropriação, a recepção e a produção de produtos e bens culturais. Neste contexto, a mediação cultural está relacionado aos direitos culturais, à democracia cultural, à democratização, à valorização e à exploração para usos diversos, inclusive para fins comerciais dos documentos arquivísticos.

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  59. Aluno: Rafaela Azevedo

    Entende-se como Difusão Cultural o processo de uma troca cultural de elementos de uma cultura para outra, encontrando no contato o fator indispensável para essa dinâmica, pois ele disponibiliza a uma sociedade ou grupo cultural, o conhecimento referente ao que compõe a cultura do outro. Dessa forma, como diz o autor "Não pode haver difusão de elementos de uma determinada cultura se ela for completamente isolada. Por outro lado, o não isolacionismo é uma tendência encontrada em todas as sociedades até hoje conhecidas. São imemoráveis as noticias de contatos entre os povos." (Mello - 1987)
    Já a Mediação Cultural, conforme o autor, se destaca como um processo complementar á difusão, pois, proporciona experiências de valorização e exploração no espaço do próprio
    arquivo. Portanto, a Mediação cultural pode criar um vínculo de afetações entre a comunidade, o patrimônio, a tradição e as identidades e as características de culturas singulares.

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  60. Questão: Quais as diferenças entre a difusão e mediação cultural?

    Na difusão cultural seu principal objeto é a informação cujo principal objetivo é a acessibilidade via produtos e serviços, tais como publicação de instrumentos de pesquisa online, já na mediação cultural seu objeto é a cultura dirigida com uma dinâmica interativa com o objetivo de promover a democracia cultural. Sendo assim a mediação cultural se destaca como processo complementar à difusão, porque proporciona experiências de valorização e exploração no espaço do próprio arquivo para além da leitura.

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  61. Para Carol Couture (1994), diz que difusão é o ato de transmitir informações ao administrador, produzir e difundir instrumentos de pesquisa. Já mediação cultural, segundo Aldabalde, é o processo cujos objetos são representações dos documentos de arquivo em que, por meio da valorização e da exploração, objetiva-se contribuir para a democratização das culturas (inclusive da cultura arquivística) ampliando assim a circulação, a apropriação, a recepção e a produção de produtos e bens culturais.

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  62. Aluno: Rodrigo dos Santos Nobres.

    O setor dos arquivos se encontra também no campo do patrimônio cultural.

    Patrimônio cultural é o conjunto de bens, manifestações populares, tudo que valorizamos e queremos preservar por possuir uma importância histórica, isso vale para patrimônio imaterial e material. O setor dos arquivos faz parte do patrimônio cultural, servindo de suporte a pesquisa, por preservar a memória, o valor estético e científico, assim se tornando útil para a preservação da história e da memória tornando-se fonte de informação para que futuras gerações possam conhecer e explorar a cultura dos arquivos.

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    Respostas
    1. Pontuação alcançada 0,10. Parabenizo pela participação.

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  63. Aluna: DIOVANI FAVORETO
    Segundo Heloisa Bellotto, a necessidade de preservação do patrimônio histórico documental pode ser assim resumida:
    "Por um lado, é preciso preservar como patrimônio esses conjuntos orgânicos de informações e respectivos suportes, por motivo de transmissão cultural e visando a constituição/reconstrução incessante das formas de identidade de um grupo social como tal; por outro, é imprescindível assegurar aos historiadores o testemunho de cada geração, o modo de pensar e de atuar de seus elementos quando em sua contemporaneidade." (BELLOTTO, 2006, p.263)

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    Respostas
    1. Pontuação alcançada 0,10. Parabenizo pela participação.

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  64. Aluna: Milena Ferreira Barros

    O setor dos arquivos se encontra também no campo do patrimônio cultural.

    O arquivo não atende só a administração e os direitos individuais, de informação e prova, mas tambpem a sociedade como um todo. O arquivo segundo Ulpiano Meneses é patrimônio e por isso um fato social, tem como suporte vetores materiais. As significações e valores não está nas coisas em si, mas nas práticas sociais. Ele cita o artigo 216 da Constituição de 1988 que constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade e assim por diante. Cita o reconhecimento nas ciências sociais que os valores culturais não são criados pelo poder público, mas pela sociedade.

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  65. Aluna: Maria Ivonete R. Pego


    Sim. Tomando emprestado o exemplo dado por Ulpiano Meneses, “O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas (pag. 25/39), a figura da Catedral, no aspecto físico, representa ponto de visitação de turistas e pode ser entendido como local onde são guardadas as informações acerca das ideias de seus criadores, em relação à arquitetura da Catedral, o espaço geográfico, bem como, a mensagem que as imagens das obras de artes representam, assim consideradas como ponto atrativo dos turistas. De outro lado, sob o ponto de vista da comunidade interna, a figura da Catedral, passa a imagem do pertencimento, sua existência diz respeito simplesmente ao lugar onde as pessoas praticam exercício da crença, invocações ao divino, em busca da paz interior, permitindo-se a separação entre a materialidade e imaterialidade, como pilares dos valores culturais, formais, afetivos, pragmáticos e éticos que permeiam a sociedade. Fatores estes, determinantes do reconhecimento do arquivo, também no campo cultural, como processo de comunicação, sobretudo por sua capacidade de ultrapassar as barreiras dos interesses pessoais e qualquer valor que seja.


    Referência indicada: Aula Magna do Professor Emérito Dr. Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses sobre Patrimônio Cultural link:
    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/4%20-%20MENESES.pdf



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  66. Aluna: Graziele Laurindo do Carmo

    De acordo com Meneses (2010), constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem. Assim, os arquivos encontram-se no campo do patrimônio cultural devido aos valores que eles possuem tais como valor cognitivo, ético, estético, afetivo, valor pragmático (valores culturais criados pela sociedade).Os arquivos possuem também valor histórico, valor de prova e contribuem para preservação da memória, referência para informação.

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  67. Aluno: Eduardo Batista Lamas
    O Setor de Arquivos se encontra também no campo do patrimônio Cultural.
    Mesmo que tardio alguns pensadores entendem que é muito provável que mesmo que em pequena escala ha essa possibilidade.
    Há quem diga que os primeiros a se manifestarem a esse favor do arquivo vinculado a idéia de patrimônio cultural provavelmente seriam os Franceses.
    Era observado o tipo de patrimônio cultural e quem os usava como os idosos, por exemplo, transmitiam essa ideia.
    Em alguns casos como sita Meneses, o bem cultural quer dizer "coisa boa".

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    1. registro 0.07; Obs.: ocorre que os arquivos possuem valores comuns aos valores identificados por Meneses em relação ao patrimônio cultural sendo os arquivos também bens culturais. Poderia ter citado o autor.

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  68. NOME: Indiana Ribeiro de A. Ventura

    O Setor de Arquivos se encontra também no campo do patrimônio Cultural.

    Segundo ALDABALDE (2015,p.33), Belloto "situa os arquivos municipais como principais responsáveis pelas politicas arquivísticas voltadas para a cultura.
    entende-se que o arquivo é muito mais que um local de consulta de documentos ou de guarda de documentos administrativo e probatório. O arquivo é um ambiente de atividades, praticas e valores culturais. Segundo Belloto(2002), citação de ALDABALDE (2015, p.33), "O arquivo também pode ser um local de entretenimento de caráter cultural e artístico."

    Para MENEZES, O patrimônio cultural tem como suporte, sempre, vetores materiais, assim como o patrimônio imaterial que também possui uma dimensão material. De acordo com o Art.1º do decreto-lei 25/1937. constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

    Entende-se assim como o caso da velhinha na catedral, o arquivo possui diversas significações e valores culturais, como valor estético/formal,valor pragmático, valor afetivo e valor ético, pode se afirmar ainda que o arquivo é um lugar de memória.

    REFERENCIAS:

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/4%20-%20MENESES.pdf

    http://repositorio.unb.br/handle/10482/19742

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  69. Nome:Tainara Oliveira Nascimento

    O Setor de Arquivos se encontra também no campo do patrimônio Cultural.

    Sim.porque,o setor de arquivo tambem é
    patrimônio cultural ,pois é a divulgação de práticas e valores culturais da sociedade descritas em documentos de arquivo.Pois o arquivo em si é composto por conteúdos históricos que contribuem para o valor cultural de uma sociedade,proporcionando referência à identidade, ação e memória dos diferentes grupos que compõe uma sociedade.portanto o setor de arquivo tambem se encontra no campo do patrimônio cultural, pelo simples fato de possuir todos os valores culturais pertencentes a um patrimônio, como valor probatório,histórico, memória e etc..


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  70. Constituem o patrimônio cultural brasileiro artefatos portadores de referência à identidade, à ação, à memória da sociedade, segundo Meneses os arquivos encontram-se no campo do patrimônio cultural pelos seus valores cognitivo, ético, estético, afetivo, valor pragmático contribuindo para preservar a memória, valores esses que foram constituídos e formados junto com o caminhar das atividades da sociedade e seus indivíduos que se identificam com essa cultura (símbolos, pinturas, canções, livros, contos, objetos). Então sim, Os arquivos se encontram também na área de patrimônio cultural.

    Aluno: Arthur Ramalho

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  71. Nome: Rosana de Oliveira Alves

    Considerando que um arquivo é resultante de um ato, sim, o setor de arquivos também se encontra no campo do patrimônio cultural.
    As obras de iluminuras expressam e materializam o cotidiano da humanidade. Importante ação que visa preservar a memória de uma sociedade.

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  72. Aluno: Marcelo Paulo Penido Junior

    Sim. Apesar do patrimônio não deva ser tratado de forma distinta, não dissociando as diversas categorias existente entre eles, uma imagem por exemplo, nos remete a uma referência podendo ser estendida a outras categorias.Entre os componentes de um valor cultural se encontram: valores cognitivos, formais, afetivos, pragmáticos e éticos.
    Valores que são distribuídos no campo do patrimônio cultural, que eminentemente é um campo político, naquilo que é gerido pelos cidadãos e que também representa a outra face da moeda: a coisa comum, o interesse público, a democracia que garante o direito e acessos. Logo, a atividade no campo do patrimônio cultural é complexa e trabalhosa. Atividades que remetem aos arquivos, sobretudos nos períodos contemporâneos.

    Referencia: MENESES, U. T. B. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: IPHAN. I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural: Sistema Nacional de Patrimônio Cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão, Ouro Preto/MG, 2009. Brasília IPHAN, 2012, p. 25-39. (Anais; v.2, t.1). Disponível em: < Http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=4181 > Acesso em: 19 Ago. 2019

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