quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Disclousure & Cultura da Transparência


Aos Mestrandos em Administração -

Após a palestra proferida pelos professores: Luzia Zorzal & Taiguara Villela,

Identifique-se e responda a partir da realidade de um órgão público:

O que você compreende por Disclosure Institucional em termos técnicos e o que já poderia ter sido realizado como prática cultural sem a coerção da lei?


Respostas: 


Samira - 25 anos -  estudante de Mestrado em Administração da UFES.

Compreendo como a forma de divulgação de ações e resultados de uma organização de forma clara.
Como prática cultural deveria ser incentivado a busca por essas informações.

Sabrina Figueirado - 28 anos  - estudante de Mestrado em Administração da UFES.

Acredito que é dar transparência e visibilidade as atividades, ação e gestão da própria instituição.
É senão uma forma de controle gerencial e ao mesmo tempo social.
Na prática [cultural] , o Estado poderia difundir a cultura [da transparência] através do sistema educacional.

Pietra Bonchartdt - 22 anos - estudante de Mestrado em Administração da UFES.

Disclosure Instituicional seria a divulgação de informações tratadas e compreensíveis para o público em geral.
Os sites insitucionais são um espaço interessante e fácil para a realização disso, mas que hoje não [se] é aproveitado como poderia.
As prefeituras e governos estaduais, por exemplo, poderiam divulgar informações simples como leis antigas, ou história de pessoas importantes na história do Estado - como, por exemplo, Domingos Martins e Afonso Cláudio, que pouquíssimas pessoas conhecem.
 
Gustavo Peroni, 26 anos - estudante de Mestrado em Administração da UFES.
(gustavoperoni@hotmail.com)

Para mim disclosure é a divulgação da informação através de diversos meios de comunicação.
Acredito que toda informação pública deveria ser divulgada de forma clara e objetiva.
[Na cultura da transparência]As informações deveriam ser desde o relatório de gestão até os precedimentos internos e rotinas dos setores

Eurico Lardozo, 26 anos - estudante de Mestrado em Administração da UFES.

Faculdades/Universidades [deveriam] dar acesso as ações, planejamento e resultados da instituição. [A] Prática [cultural] poderia ser auditoria periódica em seus relatórios divulgados a toda comunidade.

Anônimo, [jovem do sexo masculino] - estudante de Mestrado em Administração da UFES.

Disclosure após a apresentação me parece que é a publicidade de informações que podem ser relevantes para cada observador e que permitirá, além da questão de polícia e verificação de inconguências, a possibilidade de fazer uma nova transparências com novas gestões para o público em geral.

Naone Garcia, idade não delcarada - estudante de Mestrado em Administração da UFES.

Primeiramente, por tratar-se de uma universidade pública é esperado que haja transparência, por isso ó devemos ter cuidado quanto o resguardo de informações pessoais que possam gerar problemas de invasão de privacidade, mas institucionalmente acredito que o Discolsure deveria ser o mais amplo (e principalmente claro) o possível!

29 comentários:

  1. Sergio
    DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS
    1. Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?
    Resposta:
    Os integrantes da escola são protagonistas do processo educativo, e integração de seus alunos com sociedade. Nesse processo em que busca-se a qualidade da educação, a escola pode unir-se ao arquivo, buscando a união com um arquivista, criar pautas de ensino para estudantes, em que os conteúdos são retirados dos arquivos, formando assim um processo participativo com professores, utilizando práticas educacionais direcionadas aos estudantes e se necessáriamente que o educador crie situações significativas de aprendizagem, fixando o vinculo entre o arquivo e a escola, incentivando a continuação do aprendizado e a busca de conhecimentos não somente por seus alunos mas também pelo grupo social que esta em seu entorno.
    O artigo 5º da constituição Brasileira, todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Não há necessidade de motivação para os pedidos de acesso às informações públicas

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  2. Disciplina Mediação cultural
    Questão-cerne : Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?
    Seria um reforço da utilização de instituições arquivísticas para a difusão e utilização de arquivos no ensino, visando o desenvolvimento da instituição e gerando uma necessidade maior ao profissional que disponibiliza informações. Pode ser feita a seguinte proposta: fazer um vínculo entre a ementa escolar e a disponibilidade das instituições arquivísticas para ser reservada uma aula no arquivo.

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    1. Não ficou evidente o lugar da mediação cultural e nem o caso das repartições públicas e empresas privadas. 0,07

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  3. DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS

    Aluna: Tainara Oliveira Nascimento

    Quais são os recursos tecnológicos relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data?

    Melhor e maior capacidade de armazenamento preservação e manutenção da autenticidade de documentos.A Big Data é um termo utilizado para se referir a um grande conjunto de dados armazenados a mesma é mais ágil e acessível: mais opções para agilizar o Hadoop,organizações aproveitam lagos de dados desde o início para obter valor,oSpark e o aprendizado de máquina dão gás ao Big Data.A tecnologia da informação em si que envolve um grande conjunto de armazenamento de dados baseando-se principamente em velocidade,volume,variedade,veracidade e valor ,podem utilizar recursos como Repositorios arquivisticos digitais confiaveis (RDC- Arqs), softwares que possibitem uma recuperação de informação de forma eficiente,certificado digital de autenticidade para documentos arquivisticos digitais,acesso a informação atraves de sites ,videos,blogs e redes sociais.

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  4. Aluna: Thatyelly Pompermayer De Paula

    Disciplina de Gestão de Instituições Arquivísticas:

    De modo sucinto, o Big Data é a ideia de descrever o enorme volume de dados, estruturados ou não, existentes na rede hoje e que são gerados a cada instante. Apesar de ser um tema recente para muitos, o Big Data já dava seus primeiros passos desde o século XIX, antes da existência de recursos digitais.
    Entretanto, a grande diferença é que a nossa geração cria muito mais dados por dia. Além disso, o volume de dados cresce a cada dia com as mídias sociais que geram dados e esses dados precisam ser preservados. Como por exemplo as plataformas digitais integradas para localização de documentos ou processos entre órgãos e um exemplo disso pode ser o Sistema Eletrônico de Protocolo utilizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O grande destaque aqui vai para os inúmeros cenários e possibilidades que o cruzamento desses dados, vindos de várias fontes diferentes, proporciona, fazendo com que se tenha ideias cada vez mais estruturadas e precisas.





    Disciplina de Mediação Cultural
    O tema mediação cultural readquiriu nas três últimas décadas muita relevância nos discursos políticos e programáticos que apelam à formação e atração de públicos para as artes e a cultura. Este apelo é associado ainda aos princípios da “democratização cultural”, traduz igualmente as preocupações de sustentabilidade sentidas por agentes e instituições culturais, num contexto em que o poder público tende a desvincular se do financiamento à cultura. A prática de Mediação Cultural e Instituição de Ensino pode ser explorada através de uma parceria entre a escola e o arquivo público do estado com o objetivo de levar cultura e informação arquivistas para alunos do ensino médio através de jogos educativos dentro do arquivo fazendo ligação com disciplinas como História (Ex: História do Espirito Santo) e Geografia utilizando imagens, fotos, mapas de como era o estado antigamente e como está agora.

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    1. sem pontuação,

      Resposta 1 contém plágio - https://blog.atlantico.com.br/data-science-entenda-a-importancia-dos-dados-para-sua-empresa/

      Resposta 2 - plágio https://journals.openedition.org/rccs/1531


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    2. Reconsideração com base na parte da resposta que contém as palavras da aluna: 0,07

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  5. ALUNA: CALLINY CARÊN RODRIGUES DE FREITAS

    DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS
    1. Quais recursos tecnológicos relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data?
    Além dos repositórios arquivísticos digitais (RDC-Arq) e da Gestão Eletrônica de Documentos (GED) existem outros softwares, programas, aplicativos e ferramentas relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data, um deles seria uma espécie de agenda digital que permite o armazenamento de texto, imagens, vídeos e documentos de áudio; Uma ferramenta online onde permite aplicar e compartilhar o monitoramento de informações por meio da escolha de palavras-chave conectando várias fontes de informação; Um programa que funciona como um pen-drive online que permite o armazenamento e acesso conjunto a um mesmo documento.

    DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO CULTURAL
    1. Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?
    Os arquivos podem ser explorados como materiais no ensino-aprendizagem em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas da seguinte forma: distribuição de cartilhas aonde teria uma explicação de como criar um arquivo público, a importância da transparência e de acesso à informação; Exposição de fotografias contando a história da empresa ou instituição; Jogos recreativos onde abordam temas específicos, por exemplo, história social e política; Disponibilização de cópias de alguns documentos importantes para visitas ou exposições.

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  6. Maristela Alvarenga

    DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS

    Em um arquivo o Big Data permite a utilização de diversas tecnologias de gerenciamento de massiva geração de dados .Com o decorrer do tempo, o volume de informações produzidas dentro de um arquivo, diariamente, crescer com uma velocidade tão alta que se chegou a um ponto em que as técnicas utilizadas para análise e administração dos dados vão ficarando ultrapassadas. Esse montante de dados, variedade e, principalmente, velocidade com que crescem e trafegam estão revolucionando cada vez mais o arquivo, assim ajudando na sua preservação e manutenção através da criação de plataformas de dados . O objetivo de Data science é transformar dados em conhecimento, para então ser usado para tomar decisões racionais que é fundamental para uma gestão.

    DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO CULTURAL

    Pode ser explorados por meio de atividades praticadas dentro do arquivo como jogos recreativos,concertos através de parcerias com empresas e escolas ,assim também associando os direitos culturais aos arquivos.

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  7. ALUNA: NATHÁLIA DIAS

    DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS

    Resumidamente Big Data pode ser definido como um grande volume de dados que são gerados rapidamente e precisam ser processados, organizados e armazenados para que aja uma melhor tomada de decisão e automação dos processos. Já a Data Science estuda as informações, ela utiliza técnicas para extrair dados para obter informações. Exemplo disso, são os Repositórios Arquivísticos Digitais (RDC-Arq) que armazenam, preservam e gerenciam documentos arquivísticos, seja qual for a fase documental e sempre seguindo as leis arquivísticas (sem deixar de manter a autenticidade dos documentos). Outro exemplo é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), uma área onde as informações são encontradas de fácil acesso para uma rápida e melhor tomada de decisões.

    QUESTÃO DE MEDIAÇÃO CULTURAL

    Os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem da seguinte forma: exposições de documentos históricos/fotos de eventos importantes, jogos recreativos que colocam as pessoas "dentro" do arquivo, através de músicas, peças teatrais, apresentações de grupos.

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  9. Aluna: Valéria da Penha Monteiro Bandeira
    DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS ARQUIVÍSTICOS

    Quais recursos tecnológicos relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data?

    Resposta: Atualmente os arquivos podem utilizar como recurso tecnológico a datamining (mineração de dados) e o BI (Business Intelligence). Esses recursos ajudam o arquivista na análise de dados, uma vez que vivemos em uma realidade em que os dados estão sendo gerados em grandes volumes e em grande velocidade pela sociedade. Dessa forma a veracidade desses elementos precisa ser verificada para comprovação de sua autenticidade, para que assim auxilie na tomada de decisões. Um exemplo prático de um desses recursos, como o datamining, é analisar os dados de um determinado usuário do arquivo que costuma pesquisar o tema X e cruzar com as informações que esse indivíduo declarou ao fazer o seu cadastro no sistema de busca da instituição arquivística. Com essa análise é possível criar mecanismos mais avançados para que o usuário consiga ter êxito para acessar a informação desejada.


    DISCIPLINA MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS

    Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?

    Resposta: Em relação a exploração dos arquivos como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura de transparência em instituições de ensino, podemos apresentar como proposta a interação dos profissionais da informação que atuam em arquivos públicos com as instituições de ensino, elaborando assim materiais pedagógicos. Já as repartições públicas e empresas privadas podem ser exploradas através de leis existentes que defendem a política de transparência, criando formas mais atrativas para o público se interessar pelo material que os arquivos possuem; nesse caso seria interessante que pesquisas relacionadas a uma determinada comunidade fossem realizadas para fazer uma abordagem dos documentos produzidos de maneira que o público alvo entenda o que está sendo retratado e qual a importância dos dos documentos para a garantia de direitos.

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    1. pontuação máxima com acréscimo de bônus 0,25 em ambas! parabéns!

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  10. DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO CULTURAL
    -Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?

    Os Arquivos podem ser explorados como materiais de ensino-aprendizagem em instituições de ensino de forma didática, a partir de um cronograma de atividades períodicos com elementos interativos(jogos, cartilhas, dinâmicas, vídeos, etc.) adequados a faixa etária, para mostrar aos estudantes a importância da ética e transparência informacional, utilizando o conteúdo do próprio arquivo da instituição. Já nas repartições públicas e empresas privadas, a parceria entre o Compliance e o setor de Arquivo para que se possa projetar não só as regras que devem ser seguidas mas sim uma cultura baseada em valores que inspire as pessoas a fazer
    o que se deve e que as ações da instituição sejam transparentes para todos.

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  11. ALUNA: JOYCE ROSA DA COSTA.

    DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS
    Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?
    A mediação cultural como potencializadora da experiência estética no encontro entre a arte/cultura e o público, seja em escolas, instituições culturais ou na vida cotidiana. As práticas culturais promovem estratégias que efetivem a formação do cidadão e, consequentemente, a prática da cidadania tanto nas escolas, nas repartições públicas e empresas privadas. A mediação faz com que os materiais possam ser explorados pela sociedade com mais transparência.

    DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS
    Quais são os recursos tecnológicos relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data?
    Em tecnologia da informação, o termo Big Data refere-se a um grande conjunto de dados armazenados. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 V's : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor e isso é muito importante para os nossos recursos tecnológicos de um arquivo. Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados. Este termo muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados, e raramente a um determinado tamanho do conjunto de dados. Maior precisão nos dados pode levar à tomada de decisões com mais confiança. Além disso, melhores decisões podem significar maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos.

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  13. DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS

    Hairene Luciana de Oliveira

    Quais recursos tecnológicos relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data?

    Considerando que Big data são grandes volumes de dados gerados pelas empresas e Data Science é a forma de conhecimento a partir dos dados. Para o mundo arquivísticos é necessário que se tenha esse conhecimento, pois também são gerados grandes volumes de dados. Com isso os recursos tecnológicos relevante aos arquivos são aqueles que atendem a grande demanda de gerenciamento de dados, garantindo a veracidade do serviço, a autenticidades, que suporte grande volumes, preserve as informações e outros mais. Exemplo disso são os repositórios digitais que reúnem dados de vários formatos, organizadamente.

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  14. Aluno: Lucas Malta Bacelar
    DISCIPLINA DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS:
    Quais são os recursos tecnológicos relevantes aos arquivos em tempos de Data Science e na Era do Big Data?

    R - Entende-se como Big Data como sendo uma importante ferramenta utilizada pelos profissionais de TI visando a análise e a interpretação de um grande volume de informações em tempo real também sendo muito utilizada pelos profissionais de arquivo facilitando a recuperação e preservação das informações mantendo todas elas de forma estruturada e acessível. Os repositórios em arquivos digitais são um bom exemplo destes recursos.

    DISCIPLINA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS:
    Como os arquivos podem ser explorados como materiais no processo de ensino-aprendizagem sobre as práticas da cultura da transparência em instituições de ensino, repartições públicas e empresas privadas?

    R-A mediação cultural como sendo todo um processo que busca a emissão e interação de toda informação de forma clara e transparente para um determinado público pode sim ser explorada como fonte de aprendizagem basicamente estabelecendo uma aproximação maior entre empresas públicas e privadas com instituições arquivísticas favorecendo assim ainda mais a interação e compreensão da importância dos arquivos para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Um exemplo dessa aproximação seria o incentivo das escolas a estimular a compreensão e contextualização da cultura capixaba através de exibição de filmes retratando o estado do Espírito Santo e seus acontecimentos históricos assim como também exposição de imagens do estado com suas importantes figuras dentro dos seus respectivos contextos históricos.

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